Não foi uma estreia tranquila como se imaginava, mas o Jaraguá Futsal começou o Campeonato Catarinense com vitória. Com time muito modificado, o Aurinegro abriu 2 a 0 e chegou a ceder o empate para o Concórdia, mas se recuperou na reta decisiva para vencer os donos da casa por 4 a 3, na noite desta segunda-feira (22), no Centro de Eventos de Concórdia.
Com dois jogadores lesionados (Tiago e Jamur) e três poupados (Nicolas, Yan e Marcênio), a equipe jaraguaense deu minutagem para os jovens do elenco, como o goleiro Valenga, alas William e Gui Uesler, e pivô Galiotto.
E foi o próprio Galiotto que marcou o primeiro gol do time na competição, seguido de Pedrinho. No fim da etapa inicial, Poletto diminuiu para os mandantes, que deram mais um susto na volta para o segundo tempo ao deixar tudo igual com Dudu.
Porém, a Locomotiva passou a utilizar os ‘cascudos’ no restante da partida e balançou as redes mais duas vezes com Felipe e Ruan. Nos últimos segundos, Poletto fez mais um para o Concórdia, mas já era tarde.
Situação na tabela
O Jaraguá larga no Estadual com três pontos, junto com São Francisco, São Lourenço e Joaçaba, enquanto Concórdia, Blumenau, Criciúma e APAFF/Florianópolis foram os derrotados. Já Joinville, Tubarão e Camboriú ainda não estrearam.
Na primeira fase, os 11 clubes participantes jogam em turno único, todos contra todos. Os cinco primeiros se classificam direto às quartas de final e os outros seis fazem um playoff para definir os três que completam as quartas. Os confrontos serão definidos em cruzamento olímpico.
Próximo compromisso
O time jaraguaense volta suas atenções para a Liga Nacional, já que neste domingo (28) enfrenta o Joaçaba, às 13h15, na Arena, pela quinta rodada da competição. Pelo Estadual, o próximo compromisso está marcado para o dia 21 de maio, contra o Tubarão, em casa.
Primeiro tempo
Após o Concórdia começar levando perigo e obrigar boa defesa de Valenga – substituto do poupado Nicolas, o Jaraguá controlou o primeiro tempo e abriu o placar, aos 5 minutos. No primeiro toque na bola, o jovem pivô Galiotto tirou a marcação, tentou o chute e foi interceptado, mas pegou o próprio rebote e marcou.
Superior, o Aurinegro ampliou, aos 11, quando os donos da casa erraram na saída de bola, Pedrinho desarmou o defensor e chutou para o gol vazio. Mas também em um erro, desta vez da Locomotiva em cobrança de escanteio, o time do Oeste saiu em contra-ataque e descontou com Poletto.
Segundo tempo
O gol deu confiança para o Concórdia, que voltou melhor para o segundo tempo, fez Valenga trabalhar duas vezes e conseguiu igualar o placar, aos 5 minutos, em novo contragolpe finalizado por Dudu.
Com o empate, o técnico Xande colocou todos os jogadores mais experientes em quadra que ainda não haviam entrado, como Leco, Felipe, Bruninho e Eka. E a qualidade acabou prevalecendo.
Aos 10, Bruninho recebeu na esquerda e tocou para Felipe, que chutou rasteiro no canto direito para recolocar o Jaraguá em vantagem. Um minuto depois, Eka serviu Ruan, que deu um leve toque por cima de Yan para anotar um belo gol.
A partir daí, o Aurinegro passou a administrar o resultado e viu o Concórdia melhorar nos últimos minutos utilizando o goleiro-linha. Valenga salvou em dois lances e só não pôde evitar uma finalização de Poletto nos segundos finais, mas nada que impedisse a vitória aurinegra por 4 a 3.
CBFS