Futsal Lado B é um quadro em que vamos falar das pequenas equipes de futsal, que lutam diariamente em busca de viver sua paixão: Jogar Futsal. Vamos abrir esta Série com a equipe da Deffi – Delegação esportiva de futsal feminino de Itaipulândia.
O município de Itaipulândia, no extremo oeste do Paraná, é apaixonado por futsal. E além da equipe masculina, em 2024 terá uma equipe feminina no cenário estadual. A DEFFI está pronta para conquistar seu espaço nas quadras paranaenses, mas o caminho até aqui não tem sido fácil. Em uma entrevista exclusiva, ficou claro que conciliar trabalho diurno com treinamento noturno é apenas o começo dos desafios enfrentados por essas determinadas atletas.
A equipe, que já existia, formada por atletas de Itaipulândia que são apaixonadas pela modalidade, disputava competições municipais e regionais. O projeto deu certo e então perceberam que a equipe tem potencial para disputar uma competição estadual. O esforço será redobrado, treinos e preparação intensa para fazer bonito na Série Prata de Futsal Paranaense.
Conversamos com algumas atletas e recortamos algumas frases importantes para destacar a determinação de quem trabalha em busca do sustento durante o dia e trabalha em busca dos sonhos a noite. Confira:
"Há um grande desafio em conciliar os horários de trabalho, treinamento, estudos e também tirar um tempo para aproveitar a família e amigos", compartilhou uma das jogadoras, destacando a dificuldade de encontrar equilíbrio entre todas as responsabilidades. "Além da falta de tempo, há um esgotamento físico que todas as atletas sofrem devido ao cansaço."
Apesar dos obstáculos, a equipe tem metas claras para a temporada inaugural. "Temos como objetivo ser reconhecidas pelo Paraná, agora como iniciantes na série prata, vamos buscar nos destacar e desenvolver melhor o elenco nos quesitos físicos e técnicos para buscar bons resultados."
O processo de preparação tem sido intenso, com foco em melhorias físicas e técnicas. "Foram dias cansativos, porém os resultados já começaram a aparecer", comentam. "Seguimos nos preparando e trabalhando."
Além do desafio esportivo, a equipe também busca promover valores e princípios entre suas jogadoras. "Nossos valores nunca mudaram: união, amor pelo esporte, humildade e muita força de vontade", afirmou uma das integrantes do time.
A comunidade de Itaipulândia está cada vez mais envolvida no apoio ao futsal feminino. "A maioria está procurando interagir e conhecer mais sobre o futsal feminino [...] Aos poucos vamos ganhando espaço e buscamos alcançar a igualdade neste cenário."
Quanto ao futuro do futsal feminino em Itaipulândia, as expectativas são altas. "Vejo que Itaipulândia no futsal feminino pode ser cada vez mais forte, nossos planos com a categoria de base são de desenvolver talentos e mulheres corajosas e preparadas para o futsal feminino."
Para as jovens atletas que se inspiram na equipe, uma mensagem de perseverança e determinação: "Nunca desista dos seus sonhos, quando chegar no ápice, verá que nada foi em vão, nenhuma gota de suor."
As atletas que colaboraram com a entrevista foram: Andréia de 32 anos, dona de casa, tem 2 filhas e no período da noite se dedica aos treinamentos. Ludmila, casada, 19 anos, trabalha em tempo integral e treina a noite. Bruna Seibel, advogada que concilia seu dia a dia, auxilia nas atividades da diretoria da delegação e treina a noite. Suelyn, de 22 anos, capitã do time, que também trabalha em tempo integral e treina a noite. Sinara, de 22 anos, atleta e responsável pelas atividades de divulgação do projeto, que trabalha em tempo integral e concilia as atividades da delegação com o esporte. Julia, de 20 anos, estudante universitária de Educação Física que concilia os horários de treino com a faculdade.