O cronômetro zerou na temporada europeia e as principais competições do Velho Continente chegaram ao fim. Entre campeões inéditos e hegemonias ampliadas, as ligas conheceram seus vencedores. Antes do clubes dos clubes europeus entrarem em férias, vamos visitar as competições e conhecer os representantes de cada nação na próxima edição da Liga dos Campeões.
Portugal
O Sporting confirmou o favoritismo na Liga Portuguesa, aproveitou a queda precoce do Benfica e comemorou o título sem sustos diante do Braga. O tetracampeonato consecutivo e a 19ª conquista na história ampliaram ainda mais a hegemonia dos Leões no futsal luso.
Espanha
Um campeão inédito e o fim de uma hegemonia dupla. Liderado por brasileiros, o Jimbee surpreendeu na Liga Espanhola e comemorou pela primeira vez o título nacional. O time de Cartagena bateu o ElPozo na decisão e encerrou a sequência de 13 temporadas consecutivas vencidas por Barcelona ou Inter Movistar.
Itália
Na Itália, uma final entre dois clubes que ainda não haviam vencido a competição e também um novo campeão. Em um confronto acirrado, o Meta Catania virou a série sobre o Napoli e comemorou o título na prorrogação na casa adversária.
Bélgica
O Anderlecht consolidou o início do seu trabalho como uma temporada inquestionável. O clube conquistou a tríplice coroa nacional, faturando a Liga, a Copa e a Supertaça belga. Na principal competição do país, uma campanha perfeita, com 28 vitórias em 28 jogos e média de 6,9 gols por partida.
Cazaquistão
A Liga do Cazaquistão conheceu o fim da maior hegemonia do futsal europeu e escreveu um novo capítulo no futsal nacional. O novato e ambicioso, Semey FC, encerrou a soberania de 20 títulos consecutivos do Kairat e iniciou uma nova era. Comandado pelo brasileiro Davi Mendonça, o Semey conquistou o título no seu primeiro ano e promete reerguer o futsal cazaque no cenário europeu com as chegadas de Ferrão e Léo Higuita para a próxima temporada.
Letônia
Sob a liderança técnica do Mago Ricardinho, o Riga conquistou o bicampeonato na Letônia. A campanha invicta com 24 vitórias e um empate contou também com o brilho do brasileiro Thales, artilheiro da temporada com 37 gols.
Hungria
Desde que iniciou suas atividades no futsal, o Haladás defende com êxito seu domínio no futsal húngaro. O time dos brasileiros Henrique Souza e Luiggi Baptista conquistou o tetracampeonato nacional e garantiu mais um ano com vaga na Liga dos Campeões
Rússia
A Superliga Russa novamente terminou vencida pelo Gazprom-Ugra. O clube superou os fortes investimentos do Ukhta e do KPRF Moscou e reconquistou o campeonato nacional. O quarto título da história veio com uma vitória nos pênaltis sobre Ukhta.
França
Na França, o Etoile Lavalloise faturou o bicampeonato com uma goleada e consolidou seu crescimento no cenário nacional. Vencedor também da Copa da França, o clube atropelou o Nantes Métropole por 7 a 1 na decisão e defendeu com êxito seu título.
Outros países
Alemanha - TSV Weilimdorf
Eslovênia - FK Dobovec
Croácia - Futsal Dinamo
Suíça - Futsal Minerva
Ucrânia - HIT Kiev
Polônia - Rekord Bielsko-Biala
Países Baixos - Tigers Roermond
Israel - Maccabi Netanya
Inglaterra - Manchester FC
Irlanda - Blue Magic FC Dublin
País de Gales - Cardiff Cymru
Gibraltar - Europa FC
Kosovo - FC Prishtina
San Marino - FC Fiorentino
Bósnia - Hercegovina
Finlândia - Akaa Futsal
Sérvia - KMF Fon Banjica
Malta - Luxol St. Andrews
Eslováquia - Lucenec
Turquia - Sisli SC
Moldávia - FC Clic Media
República Tcheca - SK Interobal Plzen
Dinamarca - Hjorring
Lituânia - Zalgiris Kaunas
Créditos: Ogol.com.br